GOV.BR lança nova Caixa Postal: Informações oficiais ao alcance da população

O GOV.BR acaba de lançar uma inovação que promete revolucionar a comunicação entre o Estado e os cidadãos brasileiros. A partir de 4 de fevereiro de 2025, todos os usuários do GOV.BR passaram a contar com uma caixa postal individual dentro da plataforma. Esta nova ferramenta, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), visa proporcionar uma experiência mais personalizada e segura na interação com os serviços públicos.



Como funciona a nova caixa postal

A caixa postal é criada automaticamente para todos os cidadãos já cadastrados na plataforma GOV.BR, sem necessidade de ações adicionais por parte do usuário. Esta funcionalidade permite que órgãos públicos enviem informações personalizadas diretamente para cada pessoa, garantindo que as mensagens cheguem a quem realmente interessa.


Benefícios e aplicações

  1. Comunicação personalizada : O governo poderá enviar informações específicas das necessidades e do perfil de cada cidadão.
  2. Segurança da informação : A caixa postal oferece um ambiente seguro, reduzindo o risco de fraudes e garantindo a transmissão das mensagens recebidas.
  3. Canal unificado : Todas as comunicações importantes do governo serão centralizadas em um único local, facilitando o acesso e organização para o cidadão.

Exemplos de uso

A nova caixa postal terá diversas aplicações práticas, como:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

  • Envio de informações sobre vacinação para pais de crianças
  • Comunicados sobre etapas de concessão de benefícios como Bolsa Família ou BPC
  • Orientações sobre aposentadoria
  • Lembretes para inscrições no Enem ou Sisu
  • Informações sobre segurança da Conta GOV.BR 

laouyt-caixa-postal-gov-br


Impacto inicial

O lançamento da caixa postal começou com uma mensagem direcionada aos aprovados para cargos de ensino médio e superior que serão convocados para os cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), atingindo cerca de quatro mil pessoas.


Segurança e autenticação

A plataforma GOV.BR utiliza um sistema de dupla seleção, que inclui biometria facial da carteira de motorista (CNH) e dados bancários, garantindo que apenas o usuário legítimo tenha acesso às informações.


Perspectiva do governo

Rogério Mascarenhas, Secretário de Governo Digital do MGI, destaca a importância da personalização: “Quando falamos de governo digital, a impressão que queremos dar ao cidadão que se relaciona com o governo é que ele tem um governo só para ele. Isto porque chegaremos a um nível de customização dos serviços olhando exatamente para este momento de vida dele.”


Veja Também

 Como criar conta GOV.BR
 Agendamento Poupatempo sem login no GOV.BR
 Agendamento de serviços no Poupatempo (com login no GOV.BR)
 Agendamento pelo aplicativo Poupatempo Digital