O Poupatempo, serviço de atendimento ao cidadão do Estado de São Paulo, oferece a possibilidade de contato por telefone como uma das formas de facilitar o acesso aos seus serviços. Através dessa linha telefônica, os cidadãos podem obter informações, esclarecer dúvidas, e realizar agendamentos para diversos serviços, como emissão de documentos e consultas diversas.
Esse canal de comunicação é particularmente útil para aqueles que preferem ou necessitam de assistência direta, proporcionando um atendimento personalizado e eficiente. Além disso, o contato telefônico é uma alternativa importante para pessoas que não têm fácil acesso à internet ou que encontram dificuldades no uso de plataformas digitais.
Canais de atendimento do Poupatempo
Os principais serviços de agendamento disponibilizados para o cidadão também podem ser feitos pela internet. Tanto pelo Portal do Poupatempo, que pode ser acessado em qualquer dispositivo com acesso à internet, quanto pelo aplicativo SP Serviços, disponibilizado na App Store, para o sistema Apple, e na Play Store, para o Android. Além disso, há ainda disponível o assistente virtual P, que facilita o processo de agendamento para o solicitante. Senão vejamos em detalhe como funciona cada um desses serviços.
Portal do Poupatempo
Para ter acesso aos serviços do site do Poupatempo, é preciso fazer um cadastro rápido, fornecendo dados pessoais como CPF, RG, nome, data de nascimento, endereço residencial, telefone residencial/celular/comercial (é obrigatório fornecer pelo menos um telefone) e e-mail. Para finalizar o processo, é preciso ticar uma caixa declarando que as informações prestadas são verdadeiras, para evitar a incorrência em sanções penais. Feito esse cadastro, o login no site poderá ser feito com o e-mail, CPF, RG ou número de telefone, bem como com a senha criada no ato do cadastro.
Assistente virtual P
O atendente virtual disponibilizado pelo Poupatempo, alcunhado de P, é uma das maneiras mais engenhosas e eficientes de prestar atendimento aos cidadãos de São Paulo. Com atendimento a mais de 180 mil pessoas em 72 unidades físicas, o P garante conforto ao solicitante e distribui a demanda de agendamentos de forma uniforme no decorrer do expediente, para não sobrecarregar nem deixar ociosos o sistema e os funcionários. Essa nova tecnologia garante maior agilidade no atendimento ao cidadão. O P, quando de seu lançamento, foi recebido de forma muito positiva pela população. Só nos primeiros 100 dias de atendimento, foram registradas mais de 8,5 milhões de mensagens ao P, o que equivale a cerca de 5 mil atendimentos por dia. A iniciativa surgiu graças ao Pitch Gov SP, uma convocação feita em 2015 de empresas da área tecnológica para aprimorar os serviços burocráticos, que acabou dando azo à parceria entre a Nama, start-up que concebeu e criou o P, e o governo do Estado de São Paulo. O assistente virtual pode ser acessado por 3 vias distintas, a saber: o Portal do Poupatempo, o Messenger do Facebook (no caso de acesso por celular) e o próprio Facebook (no caso de acesso por computador).
Aplicativo Poupatempo Digital
Há também o aplicativo do Poupatempo Digital que pode ser baixado na loja oficial de aplicativos do seu celular. O login e senha do Poupatempo Digital é o mesmo utilizado no GOV.BR . Caso o cidadão não tenha esse login, o cadastro pode ser feito de maneira rápida e fácil dentro do próprio aplicativo. Uma das vantagens desse canal de atendimento é a localização por GPS dos celulares, o que facilita a seleção da unidade de atendimento mais próxima do solicitante para o agendamento do serviço requisitado.
Totens de autoatendimento do Poupatempo
Por fim, existe ainda o atendimento pelos totens automatizados disponibilizados pelo Poupatempo. Localizados em shoppings, supermercados e algumas estações de metrô, esses totens são equipamentos tecnológicos que facilitam o acesso à informação e a diversos serviços.
O cidadão que optar por fazer agendamento pelo telefone, pode entrar em contato pelos números abaixo:
☎️ Ligações de telefone fixo
(11) 4135-9700: Capital e Grande São Paulo
0300 847 1998: demais municípios do estado de SP
📱Ligações de celular
(11) 4135-9700: todos os municípios do estado de SPO atendimento telefônico é totalmente eletrônico, e funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.